GEPPIR – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Imagens e Representações (CNPq/UFF)

Grupo destinado a agregar: a) estudos e pesquisas preocupados como a análise e compreensão das interseções entre imagem em movimento, política e antropologia. Incluem-se as preocupações com o uso “político’ de recursos audiovisuais (cinema, filmes comerciais e de propaganda, vídeos militantes). b) Compreender e decifrar diferentes produções imagéticas e discursivas sobre as ideias de natureza-cultura e meio ambiente, sua relevância simbólica, epistemológico-política e as representações de mundo na legitimação de valores culturais, processos de dominação, modelos institucionais e formas de definição de “lugares” e localidades.

 

Linhas de pesquisa:

  • Antropologia da política, cinema e imagens em movimento
  • Representações sobre natureza e meio ambiente

Nome do coordenador: Maria Gabriela Scotto

 

NuERs – Núcleo de Estudos Rurais

O NuERs é um espaço de produção de conhecimento e de formação de alunos, cujo interesse esteja voltado para a pesquisa etnográfica de sociedades rurais. Dos diversos aspectos constitutivos da condição camponesa, nos interessa investigar os seus diferentes meios de estar relacionado. No Brasil, a condição camponesa está sedimentada pelos modos de vida decorrentes de tipos singulares de sociabilidade. Assim, a reprodução camponesa está diretamente orientada pela condição social e moral de uma dada forma de estar relacionado. Diante disso, consideramos essencial para a compreensão das relações sociais, políticas e econômicas desse grupo investigar as diversas formas condicionantes de sua reprodução simbólica, fundamentadas pelas diferentes maneiras do estar relacionado e marcadas por dinâmicas de sociabilidades, que necessariamente encontram-se atreladas às relações de outras naturezas.

Linhas de pesquisa:

  • Antropologia Rural
  • Antropologia e linguagem
  • Antropologia e história

Nome do coordenador: Simone Silva

Blog: http://nuers-nuers.blogspot.com.br/

FACEBOOK: https://www.facebook.com/nuers.nuers.blogspot.com.br/

 

 

GEDITE – Grupo de Estudos do Discurso e do Texto

Este grupo, formado por professores e estudantes, tem como seu principal objetivo a pesquisa/estudo sobre a construção e desconstrução dos sentidos dos textos e discursos, de modo a subsidiar o trabalho docente na análise de textos em sala de aula, a partir da Linguística Textual e da Análise de Discurso, decorrente dos trabalhos desenvolvidos nas linhas de pesquisas propostas. Desta forma, os nossos participantes promovem o intercâmbio de saberes e a integração a partir das seguintes ações: – Reunião de grupo de estudo e análise de texto; – Cursos de extensão Linguística Textual e da Análise de Discurso; – Roda de leitura e círculo do livro; – Trabalhos de pesquisa nos campos da Linguística Textual e da Análise de Discurso; – Organização de eventos na área.

 

Linhas de pesquisa:

  • História, Discurso e Memórias no Norte Fluminense.
  • Mídias, textos e representações regionais.

 

Nome do coordenador: Carlos Eugênio Soares de Lemos

Professores colaboradores (com a instituição de origem):

Jacqueline da Silva Deolindo/ UFF/ Campos

https://www.facebook.com/groups/1299689446761908/

 

 

 

Motirõ Nhãdereko: Grupo de Pesquisa em Memória e Cultura

 

O grupo de pesquisa Motirõ Nhãdereko tem como objetivo central o estudo sobre memória e cultura. O nome, batizado por um índio, tem sua origem na língua tupi-grarani cuja tradução revela: encontro de tradições onde as categorias memória e cultura constituem um campo de relações simbólicas. Neste trabalho de construção da memória o objetivo é percorrer os diversos enquadramentos sociais pelos quais ela percorre: memória patrimonial, memória religiosa, análise do discurso, memória festiva, memória dos objetos, memória familiar, memória e educação, cultura afro-brasileira e indígena, educação patrimonial, visando discussões sobre as problemáticas e contradições em torno da cultura. Estas memórias se estendem como locus central o município de Campos dos Goytacazes bem como demais cidades do Estado do Rio de Janeiro e outros Estados. Em cada um desses estudos o objetivo é que perpassam, seja de forma explicita ou implicitamente, o uso diverso das categorias “memória” e “patrimônio”, explorando, assim, suas concepções classificatórias. Dessa forma, observa-se também as diferentes formas de recepção e usos dos objetos e espaços e os efeitos sobre aqueles sujeitos que os classificam no cotidiano. Ao central nesses objetivos o Grupo de Pesquisa Motirõ Nhãdereko busca a relação da memória com a temática educacional visando também pensar os conflitos que demandam frente aos direitos humanos por um determinado grupo social no que tange às questões como as étnico/raciais.

Linhas de pesquisa:

  • Memória, religiosidade e Educação.
  • Memórias, Histórias de vidas, Emoções e Análises de Discurso.

Nome dos coordenadores: Andréa Lúcia da Silva de Paiva / Geovana Tabachi Silva

Professores colaboradores:

Adiles Savoldi -Professora Assistente da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Carlos Eugênio Soares de Lemos -UFF/Campos

Guilherme Ferreira Vargues – UERJ

 

 

Antropologia das burocracias e da mobilização social: saberes, práticas e interações no campo das políticas públicas

 

O grupo se dedica a realizar trabalhos etnográficos que tomem como objeto a atuação de burocracias as suas tecnologias de governo, sob a forma de políticas públicas, na constituição de sujeitos políticos. As pesquisas direcionam-se às múltiplas dimensões de uma política pública: formulação, implementação e avaliação de políticas; formação de agentes estatais e políticos; produção de grupos e identidades sociais. Interessa-nos compreender os jogos de poder e suas formas de manifestação (tutela, coação, etc.) tal como se constituem e se manifestam em distintos campos empíricos, dos quais destacamos a segurança pública, a justiça, as formas de fiscalização, as formas de produção de conhecimento institucional e seus usos, a administração da conflitualidade social, em especial, nos casos de intolerância religiosa e discriminação étnico-racial.

 

Linhas de pesquisa:

  • Cultura jurídica, segurança pública e administração de conflitos.
  • Diversidade, intolerância e conflitos.
  • Antropologia e Política

Nome dos coordenadores: Ana Paula Mendes de Miranda líder; Glaucia Maria Pontes Mouzinho.

 

Professores colaboradores:

 

Katia Sento Sé Mello (UFRJ)

Lana Lage da Gama Lima (UENF)

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3975284075224974

Núcleo de Estudos da Cultura no Capitalismo Tardio

O Núcleo reúne pesquisas que tratam das novas formas e práticas sociais que derivam das mudanças do capitalismo tardio. Período marcado culturalmente não por simples superação da cultura moderna, mas por seu excesso, por seus altos desenvolvimentos e desdobramentos – daí o termo tardio. Alguns temas se destacam: os impactos das novas tecnologias que passam a mediar o cotidiano de grande parcela da população; estética contemporânea; as implicações na subjetividade do hiperconsumo; a intensificação do controle social e a privatização do espaço público; as alterações na função do intelectual; as formas atuais de hegemonia e contra-hegemonia. Privilegia-se, no âmbito metodológico, o conceito de experiência como forma de compreensão dos fenômenos sociais – refere-se aqui ao processo de inseparável relação entre subjetividade e objetividade que este conceito pressupõe; e, em geral, o materialismo dialético e o pensamento crítico.

 

Linhas de pesquisa:

  • Estética, tecnologia e subjetividadeDiversidade, intolerância e conflitos.
  • Hegemonia e política cultural.
  • Indústria cultural e sociedade.

 

Nome do coordenador: Paulo Rodrigues Gajanigo

 

Professores colaboradores:

Rogério Ferreira de Souza (IUPERJ – UCAM)

Marcio José Melo Malta (UFF)

Raquel Sant’Ana da Silva (UFF)

 

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9630808069721205#identificacao

 

 

Núcleo de Estudos Antropológicos do Norte Fluminense Luiz de Castro Faria (Neanf/UFF)

As pesquisas desenvolvidas no âmbito do Neanf têm observado os processos sociais que se dão na porção costeira da região norte-fluminense e que envolvem direta ou indiretamente as chamadas populações tradicionais, sob seus mais diversos aspectos, ou seja, sua interface com fenômenos de metropolização, transformações ecossistêmicas, regulamentações oficiais que afetam a reprodução de seu modo de vida associado, em grande parte, ao extrativismo, à economia informal e aos conhecimentos naturais adquiridos a partir de anos de dedicação aos seus ofícios.

Linhas de pesquisa:

  • Estruturas Tradicionais, Meio Ambiente e Conflitos.
  • Expansão Metropolitana, Práticas Sociais e Conflitos.
  • Pensamento Social Brasileiro.

Nome do coordenador: José Colaço Dias Neto.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2493053522535697

 

 

Laboratório de Pesquisa e Ensino em Ciências Sociais (LAPECS)

O Laboratório de Pesquisa em Ciências Sociais (LAPECS) tem por finalidade promover tanto a pesquisa quanto o ensino das Ciências Sociais e, sobretudo, a disciplina Sociologia na educação básica, as pesquisas que se desdobram nas áreas de formação de professores (Licenciatura e formação continuada), a avaliação e o desenvolvimento de tecnologias, recursos didáticos e mercado de trabalho. Atualmente, no ano de 2013, o LAPECS organiza e desenvolve: a) Projetos de extensão para qualificação de professores e melhoria do ensino público da Região Norte-Noroeste Fluminense; b) Projeto de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino de Ciências Humanas para qualificação de professores da Rede Pública de Ensino; c) Projeto de Pesquisa diagnóstico das representações dos discentes do Ensino Médio sobre os sentidos da disciplina Sociologia na Rede Pública de Ensino; d) Projeto Cinema na Escola.

 

Linhas de pesquisa:

  • Ensino de Sociologia na Educação Básica.
  • Análise de políticas públicas em educação.
  • Análise dos discursos, memórias sociais e histórias dos saberes escolares.
  • Ciência, religião, juventude e o ensino de sociologia.
  • Educação, Juventudes e Violências.
  • Juventude, Memória e Cultura.
  • Metodologia do Ensino das Ciências Sociais.
  • O ensino de sociologia na escola média brasileira: as lutas políticas em torno da sua obrigatoriedade e as apropriações simbólicas da disciplina.

 

Nome do coordenador: Rodrigo de Araujo Monteiro

Professores colaboradores:

Andréa Osório (UFF)

Andréa Paiva (UFF)

Carlos Eugênio de Lemos (UFF)

Claudio Araujo de Souza e Silva (UFF)

Flávio Sarandy (UFF)

George Coutinho (UFF)

Geovana Tabachi (UFF)

Guilherme Vargues (UFF)

Márcio Malta (UFF)

Raquel Brum (UFF)

 

https://www.facebook.com/LapecsUff-Laborat%C3%B3rio-de-Pesquisa-em-Ensino-de-Ci%C3%AAncias-Sociais-1000606879997902/?ref=ts&fref=ts

 

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6393388614255764

 

 

NUESDE/CNPq – Núcleo de novos estudos sobre desigualdade social

 

O grupo de pesquisa tem como objetivo, primeiramente, compreender a formação contemporânea de um “novo capitalismo”, ancorado em bases morais totalmente novas, a partir da obras de autores como Richard Sennett, Luc Boltanski, André Gorz, Ulrich Beck, Axel Honneth, Robert Castel e Claus Offe, dentre outros. A partir disso, procura-se entender a situação atual do Brasil “para além do nacionalismo metodológico”, ou seja, enquanto instância de reprodução da moralidade universal deste novo capitalismo. Também pretende aprofundar os estudos sobre reconhecimento, desigualdade social e o “novo capitalismo”, atentando para a relação entre estes conceitos como sendo fundamental para uma reinterpretação inovadora da realidade social contemporânea. Cinco eixos analíticos podem ser produtivos para pesquisas empíricas a partir deste referencial teórico: gênero, racismo, imigrações, trabalho e classes.

 

Linhas de pesquisa:

 

O Brasil no novo capitalismo; Reconhecimento e desigualdade no novo capitalismo.

 

Nome do coordenador: Fabrício Barbosa Maciel.
 

Link para a página no diretório do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/219944

 

ATENA – Atelier de Etnografias e Narrativas Antropolíticas

 

O Atelier de Etnografias e Narrativas Antropolíticas (ATENA) congrega pesquisadores e estudantes interessados na problemática das construções das narrativas etnográficas. Tem como objetivo estimular, desenvolver e coordenar pesquisas de caráter etnográfico em Antropologia, com especial atenção para a problemática dos conflitos sociais, tomando como referência a Região Norte Fluminense. Seus membros dedicam-se às análises de problemas públicos e dramas sociais, privilegiando questões ligadas às controvérsias públicas, aos rituais e aos aspectos rituais de expressão.

Linhas de pesquisa:

  • As Malhas Urbanas e seus Conflitos.
  • Corporalidades, Gêneros e Sexualidades: Narrativas de Conflitos Humanos.
  • Representações Sobre o Ambiente: Por uma expressão narrativa dos conflitos Ambientais.

Nome do coordenador: Carlos Abraão Moura Valpassos.

 

Professores colaboradores:

Juliana Blasi Cunha

Fernanda Pacheco Huguenin

 

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/255363