Em setembro iniciei a coordenação do PIBID “Coeducação de gerações” em substituição ao Prof. Dr. Carlos Eugênio Soares de Lemos, coordenador oficial do projeto, devido a sua licença capacitação por três meses. Se antes como antropóloga e professora da UFF centrada na área do ensino percebia a importância do PIBID atualmente, na gestão, observo o conjunto de relações, dinâmicas que o programa abrange. É de extrema importância o conjunto de  relações entre professores universitários, professores da Educação Básica e discentes (licenciandos e do Ensino Médio) para se pensar, na prática, a relevância de narrativas e trocas de conhecimentos e experiências sobre a educação, mas também para os aprofundamentos teóricos e práticos da formação pretendida, no caso, o ensino de Sociologia. Um segundo fator de grande importância está na manutenção de muitos alunos na universidade e sua finalização devido às bolsas do PIBID. Entender sobre educação não é uma questão de apenas análise. É uma questão de contato humano com a prática. PIBID, projeto transformador. #pibidsemcorteeseminterrupção

(Andréa Lúcia da Silva de Paiva, Coordenação de setembro a novembro/2017)

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Depoimentos dos Supervisores: Projeto PIBID “Coeducação de gerações”

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O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, tem se mostrado extremamente importante para a formação dos alunos da licenciatura, futuros professores, que através do PIBID passam a frequentar, pesquisar, desenvolver atividades, oficinas e trabalhos nas escolas, em parceria com os professores da educação básica. O programa inova, ao unir, em prol da melhoria da educação e da formação de professores no Brasil, os saberes, conhecimentos e pesquisas desenvolvidas na Universidade com a escola pública.

(Flávia Mendes Ferreira, professora supervisora, 2014-atual)

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Considero o PIBID essencial para uma boa formação docente e também nos oportuniza qualidade nas nossas práticas em sala de aula, já que estamos em contato com gente nova e com muitas ideias para cooperar nas mudanças necessárias. Como professora supervisora, receber os pibidianos e participar como orientadora de todos projetos desenvolvidos, me mantém atualizada e também contribui com a minha experiência para a formação de futuros professores. Os pibidianos vivenciam na prática o que é ser professor e as dificuldades da educação na rede pública estadual. As observações feitas em sala servem como direcionamento de propostas dos projetos a serem desenvolvidos. A parceria Universidade e Escola Pública Estadual é sem dúvida um ganho para ambas partes.

(Claudia Marcia N. da S. Ferreira, professora supervisora, 2014-atual)

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Esse projeto é extremamente relevante, pois estabelece a troca e o diálogo entre mim e os graduandos do curso de licenciatura. Os universitários vivenciam experiências vinculadas à realidade da escola, aos seus desafios diários. Contribui muito para a minha formação na medida em que eu divido o espaço da sala de aula aprimorando a minha capacidade de trabalhar em grupo, participo de realização de pesquisas, além de adquirir novos conhecimentos teóricos com eles e nas reuniões do projeto na universidade. Essa parceria que integra teoria e prática me permite atualizar meus conhecimentos e refletir cada vez mais sobre minha prática docente.

(Lidiane Rangel de Oliveira, professora supervisora, 2014-atual)

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O PIBID é importante para toda comunidade escolar: para os graduandos, é a oportunidade perfeita do primeiro contato com a sala de aula; para os jovens professores, é uma excelente forma de aprender com a troca de ideias. Quanto aos professores mais experientes, podem se renovar com esse contato diário com os estudantes de graduação e quanto à escola, ganha vida com os diversos PIBIDs e suas inovações. O PIBID revitaliza a escola, algo fundamental à educação.

(João Francisco Barreto C. Balbi, professor Supervisor/colaborador, 2014-atual)

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O Programa de Iniciação a Docência tem como objetivo oportunizar uma vivência no “mundo” docente para os futuros professores. O que é interessantíssimo, pois permite que os estudantes de Licenciatura se insiram no ambiente escolar e observem toda a prática docente, para assim se certificarem de como é esta profissão e terem certeza no que querem seguir. Além de fazerem projetos para e com os alunos, dinamizando ainda mais as aulas e instigando maior interesse e participação dos alunos pelo aprendizado. O PIBID é de suma importância para os alunos, os professores supervisores e para os próprios estagiários. Quando este três atores, alunos, professores e estagiários trabalham juntos o aprendizado de fato acontece, pois a troca é muito rica e diversa. Alunos, professores e estagiários tem conhecimento, vivências e experiências para serem compartilhadas uns com os outros e o PIBID permite isso de uma forma brilhante. Este Programa é essencial para a formação desses três atores e principalmente para ao estagiários que estão aprendendo o ofício docente. E nada melhor para aprender, praticando.

(Solange Naegele Silva Braga , professora Supervisora, 2016 – atual)

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