PIBID UFF Campos: orientação como momento de estudo e partilha de descobertas
PIBID UFF Campos: orientação como momento de estudo e partilha de descobertas

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma política pública do Ministério da Educação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com o objetivo de antecipar a relação entre os futuros professores e as práticas nas salas de aula da rede pública. Com essa proposta, o Pibid articula a educação de nível superior, a escola e os sistemas estaduais e municipais.

A Universidade Federal Fluminense inseriu o programa em cursos de Licenciatura de cinco campi – Niterói, Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Santo Antônio de Pádua e Volta Redonda, abrangendo cerca de mil bolsistas entre licenciandos, professores da educação básica e docentes universitários.

Em 2013 tivemos o primeiro edital. Em 2014 dois projetos do curso de Ciências Sociais foram aprovados: “Jogos digitais para o ensino de Ciências Sociais”, sob a coordenação de Andréa Barbosa Osório Sarandy e Flávio Marcos Silva Sarandy, e “Coeducação de gerações” sob a coordenação do professor Carlos Eugênio Soares de Lemos. No final do ano de 2014 com a transferência dos coordenadores do primeiro projeto para a UFF/Macaé, o mesmo foi finalizado e alguns bolsistas migraram para o segundo projeto.

PIBID UFF Campos: ao centro, Carlos Eugênio Lemos com futuros docentes
PIBID UFF Campos: ao centro, Carlos Eugênio Lemos com futuros docentes

Entre 2014 e 2017 ocorreram quatro edições do Encontro Anual do PIBID da UFF, que se propunha ser mais uma etapa desta experiência formadora. Na programação, estavam filmes, cine-debates, oficinas, mesas redondas e apresentações das pesquisas realizadas pelos discentes em conjunto com os seus supervisores sob uma coordenação geral. Objetivo sempre foi a elaboração de projetos que contribuem de forma didática e pedagógica para reflexões educacionais.

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