Participação em eventos: pesquisas do PIBID divulgados amplamente
Participação em eventos: pesquisas do PIBID divulgados amplamente

Nas palavras dos bolsistas, percebemos a satisfação em participar de um projeto que reflete diretamente em sua formação como cidadãos plenos, mestres e pesquisadores. Confira:

Entrar na universidade com certeza foi uma das coisas mais grandiosas e difíceis que realizei até hoje. Permanecer nela foi e é ainda mais difícil. O PIBID foi essencial para que eu permanecesse e continuasse a estudar, buscando me manter motivada e me dedicar ainda mais ao curso que faço parte. As experiências proporcionadas por esse programa mostraram o quanto o ato de lecionar é, para mim, essencial e transformador. Permitiu-me compreender ainda mais o quanto o aluno é um indivíduo vital no processo de ensino-aprendizagem, indivíduo com o qual aprendi a buscar construir lado a lado.

(Pamela Barbosa Martins, “Experimento social: a intolerância religiosa na escola”, 2016-atual)

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O que falar do PIBID? Entrei esse ano, mais exato no segundo semestre de 2017. E vou ser sincero, quando entrei não sabia o que esperar, não sabia o que fazer e se eu conseguiria fazer algo produtivo para o projeto. Mas, na primeira reunião, eu sabia que estava no lugar certo. Começamos a falar sobre o que fazer nas próximas semanas, de como arquitetar os futuros projetos. Quando ouvi os trabalhos em desenvolvimento tive mais uma certeza que esse projeto é promissor e de extrema importância. É no PIBID e por meio dele que pude entender melhor a relação docência e pesquisa, e como estes dois tópicos andam sempre juntos.

(Thiago de Lime Viana, “Experimento social: a intolerância religiosa na escola”, 2017)

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foto 86Durante a graduação em Ciências Sociais tanto se discute sobre a construção do ser social, mas é nas experiências práticas, no campo, que pude ver como o indivíduo de fato se apresenta. Pensando nisso, o PIBID proporcionou meu aprimoramento enquanto futura professora e cientista social, através da apresentação de novos mecanismos que permitem a reflexão sobre o sistema de ensino-aprendizagem, por exemplo. O PIBID vem preenchendo lacunas na minha formação que a graduação em licenciatura por si só não é capaz.

(Carolina Zettermann, “Experiências negativas na trajetória escolar de alunos da Rede Estadual Fluminense”, 2017)

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Me sinto privilegiada por fazer parte do projeto PIBID, pois o mesmo possibilita aos futuros docentes a maior familiarização com o ambiente escolar e com os alunos na atualidade. O PIBID em conjunto com os futuros docentes, orientadores e supervisores realizam trabalhos com o intuito de formar professores mais capacitados e com mais experiências práticas. A exemplo do trabalho sendo realizado pelo grupo em que faço parte, a contribuição é mútua.

(Fabricia S. Batista, “Experiências negativas na trajetória escolar de alunos da Rede Estadual Fluminense”, 2017)

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A experiência com o PIBID tem sido muito positiva para mim, no sentido que a partir dela eu consigo unir pesquisa e prática em ensino. Além disso, tenho a oportunidade de conhecer a rotina das aulas de Sociologia no Ensino Médio e aprendo com a profissional que me supervisiona. Isso é ótimo!

(Gisele Silva Gomes, “Experiências negativas na trajetória escolar de alunos da rede Estadual Fluminense”, 2017)

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charge pibid NicoA experiência no PIBID tem sido muito gratificante, me proporcionando a oportunidade de discutir e refletir sobre diversos temas na área da licenciatura. O aprendizado começa desde a troca de experiência nas reuniões com os demais colegas, coordenadores e supervisores, o contato com os alunos nas escolas e com o desenvolvimento dos projetos propostos. Foi gratificante ver que o tema e a atividade proposta pelo grupo chamou atenção dos alunos e professores, pois foi algo diferente para os mesmos. E ao apresentar o projeto no VI Encontro Anual do PIBID UFF, só reforçou a importância desse programa para a minha formação docente, pois o foco foi dado nas informações com diversas áreas e nas trocas de experiências.

(Rafaela Pinto, “Experiências negativas na trajetória escolar de alunos da Rede Estadual Fluminense”, 2016-atual)

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Minha experiência no PIBID tem sido muito enriquecedora. Apesar de estar inserida no projeto a apenas alguns meses, já participo de uma pesquisa em uma escola estadual, tenho sido orientada por uma professora supervisora da mesma. Indo à escola, vivenciando de perto o cotiado do docente, consigo observar, aprender e discutir junto com o professor novas ideias, projetos, e isso é motivador, faz com que tenhamos mais vontade de aprender para futuramente também ensinar.

(Samara Amorim, “Experiências negativas na trajetória escolar de alunos da Rede Estadual Fluminense”, 2017)

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O PIBID é, para o licenciando, a oportunidade de se aproximar de sua futura profissão. Além de propor experiências pessoais engrandecedoras, diante dos desafios e conquistas que precedem as dinâmicas, reuniões, etc.; indo ainda mais mais além, o PIBID é também uma importante medida de permanência estudantil. Juntando todas estas características, percebe-se a essencialidade do projeto. 

(Lohanna Chrisy Fernandes, “Trazer a história e ressignificar a Senzala do Liceu”, 2017)

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foto 77Desde a época que ingressei no PIBID, o programa se mostrou essencial para a minha formação. Ele me inserir no ambiente escolar, ou seja, ele auxilia na inserção no meu futuro local de trabalho, permitindo compreender as relações na escola. Também é importante ressaltar que há um trabalho em conjunto entre os bolsistas e a comunidade escolar às vezes maior que o próprio estágio porque há um troca maior entre as pessoas e instituições. Mas importante, para mim, é que o valor recebido pelo PIBID me ajuda na permanência na universidade, pois sem ele eu seria mais uma pessoa na estatística da evasão na universidade que é enorme e só aumenta devido aos sucessíveis cortes de “gastos” na educação brasileira. Sendo assim, o PIBID me possibilita uma chance de conseguir ser quem eu quero e escolhi: uma docente.

(Carolina Nascimento de Melo, “Trazer a história e ressignificar a Senzala do Liceu”, 2017)

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O PIBID me fez ter uma nova perspectiva do que é a escola e do que é ser uma educadora. Abriu-me um horizonte amplo das possibilidades que  há para se trabalhar o ensino da sociologia nas escolas. Não só está sendo importante por abrir esse leque de percepções e aprendizados, mas também por me fazer entender na pratica qual é a real função da universidade, da importância do tripé universitário; ensino, pesquisa e extensão.  Dessa forma o PIBID contribui não só para a produção de ciência acerca da docência e para o desenvolvimento de bons professores como também para a permanência dos estudantes na universidade, seja por meios materiais das bolsas, seja proporcionando experiências motivadoras. Sendo assim, se  não fosse o PIBID por variadas razões não sei se ainda estaria na universidade e percebendo esse campo amplo que é o ensino da sociologia.

(Joice de Carvalho Silva, “Trazer a história e ressignificar a Senzala do Liceu”, 2017)

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O PIBID é importante para todos os licenciandos, pois somente com a experiência proporcionada pelo programa vivemos a realidade das salas de aula. Assim, como contribui para a experiência de futuros professores, os alunos juntamente com a comunidade escolar ganham com novas experiências e ideias que são compartilhadas. A troca que somente o PIBID proporciona entre escola e universidade se torna essencial para a formação profissional e cidadã. O PIBID sempre foi um meio que também viabiliza a permanência estudantil dos alunos universitários, visto a realidade da educação pública brasileira, que vive hoje com projetos que são dirigidos por uma determinada classe intencionadas em sucatear ainda mais a educação pública e restringir o acesso. Lutar pela continuidade do PIBID é lutar contra os ataques às universidades públicas e contra o corte de direitos do povo!

Laís Xavier do Rozario, “Trazer a história e ressignificar a Senzala do Liceu”, 2017)

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Acredito que é bastante enriquecedora e instigante a participação no PIBID.  Enriquecedora por que oferece aos participantes um conjunto de vivências dentro das escolas, nos diferentes setores, mas, sobretudo na prática docente na sala de aula mas também nos processos de elaboração de planos de aulas, na construção de materiais didáticos, na avaliação para além das atividades, no acompanhamento de cada aluno. E é instigante por que foi onde percebi que a atuação docente precede uma formação sólida que é potencializada com o conjunto de vivências, por fornecer elementos de sensibilização sobre atuação docente na qual podemos vislumbrar nossa própria atuação num futuro próximo. Acredito que os atuais participantes do PIBID, pensando em sua capilaridade nacional e na diversidade de áreas de conhecimentos que estão na atuação do programa, estarão mais preparados tanto para a prática docente, mas também como agentes que pensam a educação de forma macro, que compreendem a educação como processo que vai para além da escola, obviamente, mas que tem no espaço da escola um lugar privilegiado.

(Bruno Maciel Athanasio, “Análise de como a juventude percebe a construção de sua identidade nas redes sociais com estudantes de uma escola estadual em Campos dos Goytacazes/RJ”, 2016-atual)

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Permanência estudantil e um mundo de descobertas: #ficapibid
Permanência estudantil e um mundo de descobertas: #ficapibid

O PIBID é a experiência pela qual eu transformei o meu olhar acerca da educação. O contato com os alunos ao desenvolver projetos com o auxílio da professora-supervisora foi fundamental para minha formação como docente. Sinto orgulho! #ficapibid

(Maria Clara Pereira dos Santos, “Análise de como a juventude percebe a construção de sua identidade nas redes sociais com estudantes de uma escola estadual em Campos dos Goytacazes/RJ”, 2016-atual)

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Mesmo em pouco tempo de PIBID, o contato que me proporcionou dentro da escola foi de uma experiência totalmente diferente das que obtive durante minha graduação, para além da experiência do estágio, me senti crescer como uma profissional. Permitiu-me outro tipo de contado com a escola, me ajudando a me inserir e me preparar para atuar no meu futuro local de trabalho onde pude executar intervenções desde já através das pesquisas e projetos que realizei. Também foi fundamental para promover uma ponte ente a faculdade e a escola, fazendo com que haja uma conversa entre os dois lados, diminuindo a distância dos alunos do ensino médio e os futuros professores de sociologia.

(Maressa de Souza Batista, “Trabalhando Cultura através da música”, 2017-atual)

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O PIBID é um programa que tem sido fundamental para nós estudantes da graduação. No PIBID temos a possibilidade de desenvolver projetos diferenciados e que nos aproximam do contexto escolar, contribuindo não só com as escolas que os projetos são realizados, mas principalmente com a nossa formação acadêmica.

(Tayná Santos Conceição, “Trabalhando Cultura através da música”, 2017)

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foto 1O PIBID tem sido um programa muito importante para mim. Pois, antes da formação, o PIBID nos mostra a realidade nas escolas e ali dando certeza se iremos continuar a formação  de professor ou não.  Pra mim foi muito importante eu me apaixonei pela sala de aula e tenho certeza do que quero é também tem a bolsa que tem nos ajudado muito nas nossas pesquisas e compra de material didático.  O PIBID precisa permanecer. Através do PIBID elaboramos pesquisas importantes, atividades etc… O PIBID não pode parar.

(Neicia Dabra da Penha Rosa, “Trabalhando Cultura através da música”, 2017)